Projeto Montemor Circular | Gestão de Biorresíduos
Na passada terça-feira, 17 de dezembro, realizou-se uma visita acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, no âmbito do projeto Montemor Circular – Recolha e Valorização de Resíduos Orgânicos/Biorresíduos, financiado pelo Fundo Ambiental, desde 2022. Esta visita teve como objetivo conhecer as tarefas, bem como os resultados obtidos pelas equipas que colocam em prática a gestão dos biorresíduos no concelho.
A visita iniciou-se com a equipa de gestão de resíduos, responsável pelo circuito de recolha seletiva porta-a-porta dos biorresiduos alimentares. Nesta 1.ª fase (2023/2025), o circuito abrange a zona da cidade e produtores não domésticos, e os resultados têm sido muito positivos, com boa adesão (recolha de 235kg/dia, em 29 produtores). Posteriormente, seguiu-se uma visita às ilhas de compostagem comunitária, para acompanhamento da equipa dos espaços verdes que assegura a operação regular destas ilhas, verificando-se que continuam a ser bem utilizadas, produzindo composto que é utilizado no viveiro e jardins municipais, sendo contudo aconselhável reforçar a comunicação com os utilizadores.
Para criar estas equipas foi fundamental, o financiamento de duas carrinhas 100% elétricas, afetas a cada um dos serviços, representando um investimento global de 75000 euros (+ IVA), em 2023. Estas carrinhas elétricas são também utilizadas para recolher folhas e ramagens nas ruas da cidade e em jardins municipais, garantindo assim a valorização deste recurso, que anteriormente seguia para aterro.
O Projeto Montemor Circular, iniciado em 2022, tem vindo a crescer, com bons resultados, desviando biorresíduos do aterro, que são aproveitados como estilha ou composto, devolvendo a matéria orgânica ao solo, promovendo uma gestão mais sustentável, pelo que terá continuidade em 2025. Fica o agradecimento a todos os munícipes que já separam e valorizam os resíduos orgânicos, bem como às equipas municipais que viabilizam estas soluções à população.
19 de Dezembro